Curiosidade sobre o Oscar de 1930

Nada melhor do que na semana da mais importante premiação de cinema do mundo, lembrar um fato que marcou a premiação e poucas pessoas conhecem, me refiro ao fato de 1930 a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ter realizado duas vezes a premiação.

'The Broadway Melody' vencedor do Oscar 1930 na cateoria Melhor Filme

‘The Broadway Melody’ vencedor na 2ª Cerimônia do Oscar (abril/1930) na categoria Melhor Filme

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas criada sob a liderança de Louis B. Mayer (presidente da Metro-Goldwyn-Mayer) em Los Angeles em Maio de 1927 iniciou como uma organização sem fins lucrativos para promover a arte de fazer cinema e é ela que realiza as entregas das premiações do Oscar até hoje.

A primeira premiação do Oscar, foi realizada  em 16 de maio de 1929, em um jantar privado no Hollywood Roosevelt Hotel, com menos de 300 pessoas presentes, com o objetivo de premiar as produções realizadas entre 1927 e 1928. Hoje, a Academia tem mais de 6.000 membros honorários e a premiação chega a ser assistida por mais de um bilhão de pessoas na televisão.

A primeira transmissão televisiva do Oscar só veio a acontecer em 1953 na TV preto e branco. E foi em meados da década de 1990 que o Oscar começou a ser transmitido em mais de 100 países.

Frank Lloyd vencedor no  Oscar 1930 com o filme 'The Divine Lady'

Cineasta Frank Lloyd vencedor na 2ª Cerimônia do Oscar (abril/1930) com o filme ‘The Divine Lady’

Mas o fato que aconteceu uma unica vez na história da premiação veio a ocorrer em 1930, onde foi realizada duas vezes a premiação em um mesmo ano, o que seria a  e a 3ª Entrega dos Prêmios da Academia, ou somente  Oscar 1930 como também ficou conhecido. Ambas as cerimônias ocorreram durante um banquete realizado no Cocoanut Grove do The Ambassador Hotel em Los Angeles, respectivamente sendo a segunda edição do Oscar realizada em 3 de abril de 1930 e teve cobertura ao vivo pela rádio e a terceira edição do Oscar em 5 de novembro.

Mary Pickford vencedora na categoria de Melhor Atriz 2ª Cerimônia do Oscar (abril)

Mary Pickford vencedora na categoria de Melhor Atriz na 2ª Cerimônia do Oscar (abril/1930)

Dessa forma a Acadêmia nunca mais realizou duas premiações em um mesmo ano, ficando na lembrança e na história o fato de 1930 ter sido marcado não só por ter realizado duas edições mas também por os nomeados deste ano serem os mais fracos de toda a história do cinema, reflexo da passagem do cinema mudo para o sonoro.

Fonte: Recanto Adormecido

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *