As dez melhores maneiras de se manter motivado

A motivação é um combustível que nos move em busca de nossos objetivos. Quando estamos motivados, trabalhamos com mais empenho e afinco, temos vontade e boa disposição. Mas nem sempre a motivação é companheira em nossas vidas. Há os momentos de desânimo e cansaço. Como, então, recuperar o ânimo? E como mantê-lo presente em nossas vidas na maior parte do tempo, para dar conta de tantas atividades e da correria do dia a dia? A coach Thaís Verona sugere um passo a passo para você se manter sempre motivado. Confira.

Questione-se

Quando a motivação desaparece e nos sentimos cansados e desanimados, é o momento de nos fazermos questionamentos. Por que você se sente desmotivado e como mudar essa realidade? “A pessoa tem de se perguntar: o que eu quero no lugar disso que estou vivendo? Eu estou infeliz com meu salário? E o que quero no lugar dele?”, orienta Thaís. Apenas conhecendo o que o deixa desmotivado, você conseguirá estabelecer objetivos condizentes com seus valores e desejos e, a partir daí, manter-se motivado para alcançar os objetivos traçados.

Tenha um objetivo

É difícil ter vontade de trabalhar e se empenhar se você não vê um objetivo à frente. Portanto, trace uma meta. “Dificilmente alguém fica motivado dirigindo ‘sem destino’. Se você tem certeza que vai chegar a uma festa, a motivação é grande”, explica a coach. Entre os objetivos, podem estar ter um filho, fazer uma viagem, adquirir um bem material, como uma casa ou um carro. Trace um plano para atingir seu objetivo, estipulando um prazo viável para a conquista da sua meta. Assim, a caminhada fica mais clara e a motivação é maior para você chegar aonde quer.

Por que você quer chegar lá?

De acordo com Thaís Verona, é importante que uma pessoa trace um objetivo e saiba porque quer alcançá-lo. Se você não sabe porque deseja tanto aquela promoção, pode ser que se desmotive no caminho para consegui-la. “É preciso conhecer os motivos que o levam à ação. O que você vai ganhar quando tiver alcançado sua meta? Dinheiro, reconhecimento, satisfação, liberdade?”, questiona a coach. É válido fazer uma lista com os itens que você ganhará ao atingir sua meta. Isso tornará seu objetivo palpável e deixará você mais motivado.

Saiba o que é importante para você

Você traçou um objetivo e avaliou seus ganhos ao atingir sua meta. Você as listou em uma folha e percebeu que está na busca do que deseja. O próximo passo, segundo Thaís, é se perguntar o porquê desses ganhos (sejam dinheiro, liberdade, reconhecimento, mais tempo livre) são importantes na sua vida. “Se a resposta for somente algo como ‘porque eu serei admirado’, é preciso tomar cuidado. Esse objetivo pode não ser um desejo seu, mas apenas uma necessidade de aceitação e aprovação dos outros. Nesse caso, dificilmente alguém conseguirá manter a motivação até o final”, explica.

Faça um planejamento

Você descobriu seu objetivo, avaliou os ganhos e percebeu que eles são importantes na sua vida. Agora, precisa caminhar em direção à meta. Mas, no caminho, muitas vezes a falta de motivação aparece, seja pelo cansaço, pelos percalços, pela demora em se atingir o objetivo. “Agora que você sabe para onde vai, pense quais são as etapas para você chegar lá”, orienta a coach. Estipule cinco etapas. Coloque prazos para cada uma delas. Depois, concentre-se no primeiro passo. “Como em um jogo, é importante jogar uma fase por vez. A cada fase, você ganha mais força e motivação”, esclarece.

Aposte em você

Para se manter motivado e alcançar suas metas, é importante depender de si mesmo. Para a coach Thaís Verona, pessoas cujos objetivos dependem dos outros correm o risco de não alcançá-los. Além disso, a pessoa ainda pode passar a vida usando o outro como desculpa para não ter feito o que queria. “Pergunte-se sempre: o que eu posso fazer para que os resultados dependam de mim? Ou então: o que só eu posso fazer que fará toda a diferença no resultado final?”. Mesmo que precise de colaboração, cabe a você fazer sua parte e ser merecedor do aumento ou da promoção.

Aprendizado

Muitas vezes, nos desmotivamos porque entendemos que as coisas não acontecem da maneira que esperamos ou temos a impressão de que nossos esforços são em vão. Mas, para a coach Thaís Verona, é preciso entender algumas “decepções” como sinais. “Pode ser que você não tenha conseguido vender seu projeto na primeira reunião e, por essa razão, você ficou frustrado. Mas depois de analisar o projeto, percebeu que ao apresentá-lo ainda havia pontos falhos”, explica. Depois de aprimorar o projeto, você pode vender para um segundo cliente, com um contrato ainda melhor do que o primeiro.

Comemore as pequenas vitórias

Para se manter motivado, é preciso comemorar cada vitória, ainda que ela seja pequena em comparação a uma meta maior. “O seu objetivo pode ser conseguir uma promoção fantástica, mas você não precisa esperar isso acontecer para celebrar. Comemore, por exemplo, a formação no curso que precisava para a promoção”, orienta a coach. É importante comemorar o elogio recebido do chefe após a entrega de um trabalho. Lembre-se de que os pequenos passos o levam ao objetivo maior. “Comemore cada um deles e reabasteça seu tanque de motivação”, sugere Thaís.

Seja grato

Por menores e mais lentos que sejam os avanços rumo ao seu objetivo, seja sempre grato. Agradeça a Deus, ao universo, de acordo com sua crença. Ao final de cada dia, procure se lembrar de três coisas positivas que aconteceram e agradeça. “Tendemos a julgar nosso futuro pelo que aconteceu no nosso passado. Sendo assim, procure sempre ver coisas boas no dia que passou. Assim você projeta um dia seguinte positivo, bem como o futuro desejado”, orienta Thaís.

Acredite

É importante acreditar. Para a coach, é muito difícil manter a alegria e a motivação durante o jogo se você não acredita que possa ganhá-lo. “Foque no que deseja, seja persistente apesar dos percalços e tenha fé de que, no fim, acontecerá o que você desejava e muito mais”, explica Thaís Verona. Lembre-se sempre de que a motivação não é um remédio que você compra ou ganha em uma palestra. Ela é um combustível interno que nutre e ajuda você a caminhar na direção de seus sonhos.

Fonte: 1

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *