Milhares de pinturas rupestres são descobertas na Bahia

O homem sempre foi o ser mais estudado pela ciência, desde sua origem, seus costumes, sua evolução, dentre outros. E, há algum tempo, algumas pinturas de até 70.000 anos ajudam arqueólogos a entender o passado de nossa espécie e de algumas agora inexistentes.

Milhares de pinturas rupestres são descobertas na Bahia

No Brasil, há vários locais onde as tradições rupestres podem ser vistas. Um exemplo é a região de Irecê, na Bahia, onde foram encontradas milhares dessas pinturas.

“A maioria destas pinturas tem um grau de preservação impressionante”, disse Maria Beltrão, arqueóloga que tomou conhecimento das pinturas.

Alguns municípios são privilegiados, como Central, Uibaí e São Gabriel. Em Central, somente na Caverna Lagos, foram encontradas mais de 300 pinturas. As pinturas encontradas na região são da tradição denominada de ”Tradição Agreste”

Milhares de pinturas rupestres são descobertas na Bahia

Somente na parte baixa do território de Central, são 14 sítios com uma variedade incrível de pinturas.

Essa descoberta é considerada de suma importância pois “radica em que com base nelas pudemos documentar a presença de grupos pré-hispânicos, onde na verdade foi habitado por uma ou várias culturas”, disse Maria Beltrão.

Em suma, arqueólogos acreditam que essas descobertas podem ajudar a compreender antigas culturas que viveram nessa região da Bahia.

Fonte: 1

3 comments

  1. William Haddad   •  

    grafiteiros deste a pré história, marcando seus territórios

  2. Tiago Santos   •  

    Agora, como o ser humano atravessou o Oceano Pacifico e foi parar na atual Bahia, é um mistério a ser desvendado.

  3. Adu ElShari   •  

    Isso foi a 17 anos!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *