10 dos erros médicos mais chocantes que já aconteceram

Os médicos são profissionais importantíssimos para a vida de todos nós. Eles estudam durante vários anos, salvam muitas vidas, ajudam seus pacientes a se sentirem melhor. É lógico que eles querem que sempre ocorra tudo bem e dedicam boa parte de seu tempo à profissão, mas, como tudo no mundo, essa também não é uma área perfeita e livre de erros. Como todos os profissionais, os médicos também erram. Veja abaixo 10 dos tipos de erros mais chocantes que já ocorreram na medicina.

1 – Fazer o diagnóstico errado

Infelizmente esse tipo de erro acontece muito mais do que podemos imaginar. Do total dos diagnósticos feitos pelos médicos, cerca de 10% a 20%  estão errados – e isso pode levar a consequências drásticas para os pacientes. Recentemente, em Brasília, um corretor de imóveis recebeu o diagnóstico equivocado de linfoma maligno, após sentir dores no ouvido. Ele chegou a fazer várias sessões de quimioterapia, e agora, será indenizado em R$ 100.000,00 pelo erro médico.

erros-médicos-mais-comuns-1

2 – Errar na hora de prescrever os medicamentos

Esse também é um erro muito comum que pode levar a consequências fatais. A prescrição de medicamentos deve ser feita com o maior cuidado possível. O médico pode se equivocar e receitar um remédio ao qual paciente tenha alergia ou até uma dose maior do que deveria – entre as consequências estão as convulsões, infecções e o óbito.

Subject: On 2013-03-28, at 1:18 PM, Milne, Vanessa wrote: Prescription pad dreamstime  dreamstime_l_13985954.jpg

3 – Utilizar instrumentos cirúrgicos sem higiene

Na hora da cirurgia, cada detalhe tem que ser observado para que não haja perigo aos pacientes. Uma cirurgia já é arriscada, e o mínimo que se pode fazer, é ter instrumentos limpos e livres de bactérias e contaminações. Instrumentos sem higiene e contaminados podem causar infecções e levar o paciente à morte.

erros-médicos-mais-comuns-3

4 – Misturar os tipos sanguíneos dos pacientes

Médicos distraídos podem acabar dando o tipo de sangue errado para os pacientes que precisam de uma transfusão e isso pode resultar em problemas muito graves. É lógico que isso não acontece sempre, mas todo cuidado é pouco.

erros-médicos-mais-comuns-4

5 – Fazer o problema de saúde do paciente piorar ainda mais

Sim, isso pode acontecer. O certo é que o paciente melhore com os tratamentos médicos, mas, às vezes, ele sai do hospital pior do que entrou (infelizmente, isso acontece muito nos hospitais públicos brasileiros e nem sempre, é culpa dos médicos, mas da falta de estrutura e da precariedade da saúde pública).

erros-médicos-mais-comuns-5

6 – Remover órgãos errados

A remoção acidental de partes do corpo raramente acontece, mas é real. Já houve casos de médicos que amputaram a perna errada do paciente, por exemplo – e isso é realmente assustador.

erros-médicos-mais-comuns-6

7 – Administrar a dose errada de anestesia

Esse é um erro muito difícil de ser cometido, mas que pode acontecer. A dose errada de anestesia pode causar paralisia cerebral, intoxicação anestésica e também fazer com que os pacientes acordem durante a cirurgia.

erros-médicos-mais-comuns-7

8 – Errar na hora da operação

Já pensou em ir para uma operação de rim e ter seu fígado removido porque os cirurgiões não estavam prestando atenção suficiente? Para evitar que isso aconteça com você, certifique-se de passar por extensos exames antes da operação, de modo a chegar a um diagnóstico correto.

IF

9 – Confundir um paciente com o outro

Há muitos casos de equipes médicas que misturam as identidades dos pacientes e acabam fazendo o diagnóstico errado ou prescrição. Isso acontece principalmente com os enfermeiros, que são sobrecarregados e cuidam de vários pacientes no mesmo hospital, podendo confundi-los e trocar os medicamentos.

erros-médicos-mais-comuns-9

10 – Deixar instrumentos cirúrgicos dentro de seus pacientes

Sim, esse erro ainda acontece e com bastante frequência. Esquecer instrumentos cirúrgicos como bisturis, gaze, compressas e até tesouras dentro dos pacientes é muito grave e pode causar seríssimos danos, principalmente, infecções.

erros-médicos-mais-comuns-10

 

Fonte: 1

1 comment

  1. Paola   •  

    Infelizmente acontece esses casos, tem médicos que realmente ama sua profissão, compensação outros…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *