20 Mulheres corajosas que ajudaram a mudar o mundo

Ao longo dos anos, muitas pessoas participam positivamente para melhorar um pouco o mundo em que vivemos. E não podemos negar que as mulheres têm uma importante parcela de contribuição nessas mudanças.

As mulheres abaixo venceram preconceitos em diferentes épocas, estudaram, lutaram e algumas passaram até por guerras. E cada uma delas deixou um pouquinho de suas batalhas na história, ganhando admiração em todo o mundo.

1 – Marie Curie

Cientista polonesa famosa por seus trabalhos no campo da radioatividade, sendo por duas vezes vencedora do Prêmio Nobel.

mulheres-que-mudaram-o-mundo-1

2 – Margaret Heafiel

Cientista da computação, engenheira de software e empresária estadunidense, Margaret foi diretora de engenharia de Software no Laboratório que desenvolveu o programa de voo utilizado no projeto Apollo 11 – primeira missão tripulada à lua.

mulheres-que-mudaram-o-mundo-2

3 – Malala Yousafzai

Essa ativista paquistanesa foi a pessoa mais nova a ganhar um prêmio Nobel. Se tornou famosa pela defesa dos direitos das mulheres e do acesso à educação no nordeste do Paquistão, onde as garotas são impedidas de frequentar a escola.

mulheres-que-mudaram-o-mundo-5

4 – Kathrine Switzer

Katherine foi a primeira mulher a participar da Maratona de Boston, em 1967. Nessa época, apenas os homens podiam participar das provas de rua nos Estados Unidos.

mulheres-que-mudaram-o-mundo-6

5 – Maud Stevens Wagner

Equilibrista e contorcionista americana, foi a primeira mulher tatuadora a ganhar fama nos Estados Unidos.

mulheres-que-mudaram-o-mundo-11

6 – Eliza Leonida Zamfirescu

A primeira engenheira da Europa. Eliza decidiu estudar engenharia na Escola Politécnica de Bucareste, mas não foi admitida pelo fato de ser mulher. Ela não desistiu do seu sonho e foi estudar em Berlim, na Real Academia Técnica, onde conseguiu concluir seus estudos.

o

7 – Anne Frank

Anne Frank foi uma adolescente alemã de origem judaica, vítima do Holocausto, morta aos quinze anos de idade em um campo de concentração. Ela tornou-se mundialmente conhecida com a publicação póstuma de seu Diário – O Diário de Anne Frank – que hoje é famoso em todo o mundo.

mulheres-que-mudaram-o-mundo-13

8 – Annette Kellerman

Annette foi uma nadadora, atriz, escritora e defensora da natação profissional australiana. Se tornou conhecida por defender os direitos das mulheres de usarem maiôs de uma peça, o que na sua época era considerado um escândalo.

mulheres-que-mudaram-o-mundo-18

9 – Sarla Thakral

Sarla foi a primeira mulher indiana a conseguir uma licença para pilotar, em 1936.

mulheres-que-mudaram-o-mundo-20

10 – Ellen O’neal

Ellen O’Neal foi a primeira mulher a se destacar no cenário do skateboard mundial, durante os anos 70.

mulheres-que-mudaram-o-mundo-23

11 – Annie Lumpkins

Annie foi a mais jovem ativista pelo direito ao voto feminino nos Estados Unidos.

mulheres-que-mudaram-o-mundo-26

12 – Ana Aslan

Médica romena, Ana Aslan se tornou conhecida por ser uma pioneira da geriatria e gerontologia (campo de estudos que investiga as experiências do envelhecimento).

mulheres-que-mudaram-o-mundo-25

13 – Gertrude Caroline Ederle

Nadadora norte-americana nascida em Nova York, foi medalhista olímpica e a primeira mulher a atravessar a nado o canal da Mancha, indo da França para a Inglaterra.

mulheres-que-mudaram-o-mundo-29

14 – Taramon Bibi

Taramon lutou pela liberdade das mulheres em Bangladesh, além de ter participado da luta contra os militares no Paquistão durante a guerra da independência de Bangladesh em 1971.

mulheres-que-mudaram-o-mundo-30

15 – Bertha Von Suttner

Bertha foi a primeira mulher ativista pela paz e também a primeira mulher no mundo a ganhar um Prêmio Nobel da Paz.

mulheres-que-mudaram-o-mundo-24

16 – Jane Goodall

Primatóloga, etóloga e antropóloga britânica, Jane é mensageira da paz das Nações Unidas e é afiliada ao grupo defensor dos animais Humane Society, dos Estados Unidos.

Jane with Uruhara pant-hooting, 1996.

17 – Sofia Ionescu-ogrezeanu

Sofia foi uma neurocirurgiã romena e é considerada uma das primeiras neurocirurgiãs do mundo.

mulheres-que-mudaram-o-mundo-21

18 – Nadia Comaneci

Nadia é uma ex-ginasta romena tida como um ídolo mundial esportivo. Conquistou nove medalhas olímpicas, sendo cinco delas de ouro, e foi a primeira ginasta a receber uma nota dez em um evento olímpico de ginástica artística.

mulheres-que-mudaram-o-mundo-15

19 – Komako Kimura

Komako Kimura, sufragista japonesa que lutava pelo direito de voto feminino, em outubro de 1917.

mulheres-que-mudaram-o-mundo-9

20 – Valentina Tereshkova

Primeira cosmonauta e a primeira mulher a ter ido ao espaço, em 16 de junho de 1963. Até hoje, é considerada a única mulher a ter feito um voo solo ao espaço.

mulheres-que-mudaram-o-mundo-8

 

Menção honrosa – Maria da Penha

A cearense Maria da Penha Maia Fernandes lutou com unhas e dentes para que seu agressor fosse condenado. “Em 1983, seu marido, o professor colombiano Marco Antonio Heredia Viveros, tentou matá-la duas vezes. Na primeira vez atirou simulando um assalto, e na segunda tentou eletrocutá-la. Por conta das agressões sofridas, Penha ficou paraplégica.” (Wikipedia)

Em 2006, o então Presidente, Lula, sancionou a lei que aumenta o rigor do tratamento das punições às agressões contra a mulher, quando ocorridas no ambiente doméstico ou familiar, ficando conhecida como Lei Maria da Penha.

maria da penha

Fonte: 1

 

2 comments

  1. Zilda   •  

    É cada dia a mulher ta tomando seu espaço na sociedade, muito legal….

  2. dudu   •  

    Garanto que nenhuma delas é ou foi feminista que odeia banho. Com relação a Maria da Penha, o macaco de 9 dedos só se aproveitou da situação para fazer “palanquinho”, já que a tal “lei” é só pra inglês ver…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *