Conheça 15 Museus famosos por sua arquitetura incomum

Qualquer bom turista, quando visita algum lugar do mundo sempre tem uma pausa para um museu, aonde irá conhecer um pouco mais das obras e história daquele pais.

Mas, alguns museus atraem a atenção de seus visitantes sem que eles precisem entrar e admirar as exposições. A arquitetura dos prédios são tão admiráveis e excêntricas que encantam qualquer um!

1 – Museu de Arte de Denver, por Studio Libeskind

Inaugurado em 1893, esse museu de aparência excêntrica localizado nos Estados Unidos, é uma verdadeira obra prima da arquitetura. É composto por dois prédios, sendo que um deles é coberto por mais de um milhão de azulejos reluzentes.

museus-famosos-pela-arquitetura-1

museus-famosos-pela-arquitetura-1-2

museus-famosos-pela-arquitetura-1-3

2 – Museu Real de Ontário, por Studio Libeskind

Localizado em Toronto, Canadá, o Museu Real começou a ser construído em abril de 1912, sendo inaugurado em 1914. Contém uma enorme coleção de objetos, como antiguidades, arqueologia e zoologia, sendo o maior museu do Canadá e um dos 10 maiores museus do mundo.

museus-famosos-pela-arquitetura-2

 

museus-famosos-pela-arquitetura-2-3

3 – Pirâmide do Louvre, por I. M. Pei

A Pirâmide do Louvre serve de entrada principal para o Museu do Louvre, em Paris. Foi projetada pelo arquiteto I. M. Pei, e hoje é um dos pontos turísticos mais conhecidos da França.

museus-famosos-pela-arquitetura-3

4 – Galeria de Arte de Vancouver, por Herzog & de Meuron

Com uma fachada que se parece muito com caixas de madeiras ou livros empilhados, essa galeria de arte possui sete andares, com espaço para exposições, teatro, biblioteca e diversos terraços abertos para o lazer.

museus-famosos-pela-arquitetura-4

museus-famosos-pela-arquitetura-4-2

5 – Museu de Montanha Messner, por Zaha Hadid

Localizado na Itália, esse museu está incor­po­rado ao Monte Kronplatz, 2,275 metros acima do nível do mar. Com seu visual futurista, foi projetado com a ajuda do italiano Reinhold Messner, um dos mais famosos montanhistas do mundo, conhecido por ser o primeiro a escalar o monte Everest sem um tanque de oxigênio.

museus-famosos-pela-arquitetura-5

museus-famosos-pela-arquitetura-5-2

museus-famosos-pela-arquitetura-5-3

museus-famosos-pela-arquitetura-5-4

6 – Museu Hanoi, por GMP Architekten

Esse Museu localizado no Vietnã, foi projetado pelo estúdio alemão GMP Architects em formato de pirâmide invertida,

museus-famosos-pela-arquitetura-6

museus-famosos-pela-arquitetura-6-2

7 – Guggenheim, por Frank Gehry

Sendo considerado tão clássico quanto o Louvre, este museu localizado em Bilbao, Espanha, é uma fusão de formas e materiais complexos e incomuns. Possui arquitetura abstrata, mas lembra uma flor sobre um barco de lado. Foi projetado para captar a luz solar e possui proteção contra o tempo.

museus-famosos-pela-arquitetura-7

museus-famosos-pela-arquitetura-7-2

museus-famosos-pela-arquitetura-7-3

8 – O Quadracci Pavilion, por Santiago Calatrava

O pavilhão é um complemento para o Museu de Arte de Milwaukee e está localizado às margens do lago Michigan. O edifício é construído em aço e concreto branco e assemelha-se a um grande navio abstrato. Sua característica mais notável é a tela de sol enorme parecido com um par de asas. A tela é feita de aço e abre e fecha duas vezes por dia.

museus-famosos-pela-arquitetura-8

museus-famosos-pela-arquitetura-8-2

9 – Museu de História Quijing, por Atelier Alter e Hordor Design Group

Apresentando linhas geométricas fortes, o teto do museu assemelha-se a uma escada de cabeça para baixo. Abriga uma coleção expansiva de artefatos históricos e os arquitetos usaram isso como inspiração para o projeto, tentando ligar o edifício em si para os objetos exibidos no seu interior. A forma do telhado é espelhada pela paisagem abaixo dela.

museus-famosos-pela-arquitetura-9

museus-famosos-pela-arquitetura-9-2

museus-famosos-pela-arquitetura-9-3

10 – Museu Soumaya, por FR-EE

Localizado no Distrito Federal do México, o Museu Soumaya é uma estrutura de 150 pés de altura com uma forma distinta e abstrata. Sua forte presença é enfatizada pelos 16 000 azulejos hexagonais de aço espelhado que cobrem sua pele exterior. A fim de obter a forma escultural, os arquitetos usaram 28 colunas de aço curvas de várias dimensões e formas que foram integrados à carapaça do edifício.

museus-famosos-pela-arquitetura-10

museus-famosos-pela-arquitetura-10-2

museus-famosos-pela-arquitetura-10-3

11 – A nova entrada do Museu Van Gogh, por Hans van Heeswijk Architects

O novo hall de entrada, terminado este ano, é construído em vidro e é melhor organizado, a fim de lidar com todos os visitantes e oferecer-lhes uma recepção calorosa. Esta é atualmente a maior estrutura de vidro da Holanda.

museus-famosos-pela-arquitetura-11

museus-famosos-pela-arquitetura-11-2

museus-famosos-pela-arquitetura-11-3

12 – Museu Broad, por Diller Scofidio + Renfro

Localizado no centro de Los Angeles, o edifício dispõe de dois andares de galeria e vai oferecer aos seus visitantes estações de carregamento para veículos elétricos, lugares de estacionamento para bicicletas e uma série de outras funcionalidades concebidas para torná-lo sustentável e eco-friendly.

museus-famosos-pela-arquitetura-12

museus-famosos-pela-arquitetura-12-2

13 –  Museu MAS, por Neutelings Riedijk

O Museum aan de Stroom, ou “museu no rio”, tem a forma de uma torre de arenito e vidro, apresentando uma pele vermelha oxidada. A idéia por trás do projeto é destacar a história da cidade. Os painéis de pedra pesados são compensadas pela fachada de vidro ondulado e os dois elementos se complementam muito bem.

museus-famosos-pela-arquitetura-13

museus-famosos-pela-arquitetura-13-2

museus-famosos-pela-arquitetura-13-3

14 – Museu da Revolução de 1911, por CADI

Localizado em Hubei, China, foi concebido para celebrar os 100 anos da Revolução de 1911, em Wuchang. É composto por um hall de entrada e um total de seis salas de exposições. A forma triangular do museu é um símbolo de progressão e inspira uma atitude positiva.

museus-famosos-pela-arquitetura-14

museus-famosos-pela-arquitetura-14-2

museus-famosos-pela-arquitetura-14-3

15 – Museu Colinas Científicas de Komatsu, Mari Ito

Localizado num local onde antes era uma fábrica, a construção é definida por elementos, tais como um telhado curvo e uma estrutura de domo. A idéia por trás do projeto foi reunir paisagem e arquitetura, criando um edifício que também pode servir como um parque público. Quatro estruturas onduladas enquadram uma série de pátios e gramados no último piso, permitindo que os visitantes possam admirar as exposições a partir de uma variedade de ângulos.

museus-famosos-pela-arquitetura-15

Fonte: 1

 

2 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *