24 explicações para fenômenos surpreendentes da natureza

O nosso planeta é repleto de lugares e fenômenos surpreendentes, sendo que alguns deles nós nunca nem ouvimos falar. A natureza nos presenteia com coisas incríveis, um exemplo disso são os 24 raros fenômenos naturais abaixo.

Você já imaginou estar dentro de uma caverna com o teto “estrelado”, ou presenciar uma tempestade que dura até 10 horas seguidas? Sim, isso existe e é uma das surpresas que a mãe natureza oferece.

1 – Bolhas de metano congeladas, Lago Abraham, Canadá

Encontradas no lago artificial Abraham durante o inverno, essas bolhas curiosas são de metano que se forma por causa da decomposição de plantas. Quando o lago congela durante o outono e o inverno, as bolhas de gás ficam presas e o resultado é esse visual surpreendente.

fenomenos-naturais-1

2 – Manhattanhenge, ou Solstício de Manhattan

Esse fenômeno incrível ocorre duas vezes por ano em Nova York, quando o sol se alinha com as ruas de Manhattan, sentido leste-oeste, resultando em uma visão impressionante que muitas pessoas param para admirar.

fenomenos-naturais-2

3 – Rochas deslizantes, Vale da Morte, Califórnia

Um dos fenômenos naturais que mais intrigam a ciência é o das rochas deslizantes do Vale da Morte. Estas rochas de tamanhos variados se movem deixando um rastro atrás delas, sem sinais de intervenção humana ou animal. Vários cientistas já tentaram desvendar esse mistério, e alguns deles acreditam que essas rochas são empurradas por pequenas camadas de gelo que deslizam na areia.

fenomenos-naturais-3

4 – Cachoeiras de Sangue, Antártida

As Cachoeiras de sangue da Antártida, ou geleira que sangra, é o nome dado ao curioso local que possui água com uma cor bem peculiar, parecida com sangue. O tal “sangue” é água salgada misturada com concentração de ferro existente no local, onde foram descobertos também vários tipos de bactérias que influenciam nessa coloração.

fenomenos-naturais-4

5 – Gelo turquesa no Lago Baikal, Rússia

O Lago Baikal é o lago de água doce mais profundo do planeta, e é lá também que se encontra o famoso gelo de cor turquesa, que se assemelha a cacos de vidro. O gelo dessa cor é formado por vários fatores, entre eles a geada e o sol presentes no mês de março, que causam rachaduras na crosta de gelo. O lugar é incrivelmente perfeito, não é à toa que foi reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

6 – Gêiser Strokkur antes da erupção, Islândia

Strokkur é um gêiser localizado na área geotermal de Haukadalur, Islândia. Antes de entrar em erupção, toda a sua água forma uma bolha enorme, de cor azul muito viva. Quando ele entra em erupção, a água pode atingir mais de 40 metros de altura.

fenomenos-naturais-6

7 – Neve em formato de Donuts

Esses formatos raros de neve se originam quando pedaços de neve são soprados pelo vento. As camadas do meio são fracas e facilmente se desgastam, e as camadas externas continuam intactas, resultando em um “donut de neve”.

fenomenos-naturais-7

8 – Zhangye Danxia Landform, China

Essas montanhas coloridas parecem com uma linda pintura, mas elas são reais, e estão localizadas na China e são resultantes de depósitos de arenito e minerais vermelhos ao longo de vários anos. Em 2010 a região foi classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO.

fenomenos-naturais-8

9 – A Tempestade Eterna, Venezuela

O fenômeno natural conhecido como Tempestade Eterna, acontece na Venezuela, perto do rio Catatumbo. Essas tempestades ocorrem em torno de 140 a 160 noites por ano, com duração de até 10 horas diárias. O local é conhecido como a região que possui a maior concentração de relâmpagos do mundo.

fenomenos-naturais-9

10 – Redemoinho de fogo

O redemoinho de fogo, também conhecido como tornado de fogo ou demônio de fogo, é um fenômeno natural muito raro. A maioria desses redemoinhos surgem a partir de incêndios florestais e podem ocorrer quando as condições de calor intenso e vento turbulento se juntam para formar redemoinhos de ar.

fenomenos-naturais-10

11 – Quedas de Cameron, Canadá

A coloração das quedas de Cameron ocorrem quando uma chuva muito forte leva sedimentos para o rio, deixando a água cristalina com essa cor avermelhada.

fenomenos-naturais-11

12 – Spotted Lake – o Lago Manchado, Canadá

O Lago Manchado do Canadá apresenta uma alta concentração de diferentes minerais. A água evapora e uma grande quantidade desses minerais é deixada no lago, formando estranhos desenhos de círculos de diferentes cores.

fenomenos-naturais-12

13 – Basalto Colunar

Essas formações únicas são resultado do fluxo de lava que vai se rachando e quebrando ao esfriar, numa direção perpendicular ao fluxo original. São formações comuns em várias partes do mundo.

fenomenos-naturais-13

14 – Lapônia, Finlândia

Durante o inverno, na região da Lapônia, o tempo inclui temperaturas abaixo de zero e muita neve. Quando isso acontece, as árvores ficam cobertas de neve e se assemelham a estátuas com formatos fora do comum.

fenomenos-naturais-14

15 –  Chaminé de Neve, áreas do Ártico

No Ártico, os vapores provenientes de aberturas vulcânicas, congelam ao entrar em contato com o ar frio e formam essa espécie de chaminé de neve.

fenomenos-naturais-15

16 – Formações de nuvens lenticulares

Essas nuvens de formato curioso, também conhecidas como nuvens em onda, se formam quando um ponto geográfico muito alto, como uma montanha, interrompe um vento forte vindo da lateral do mesmo. Essas nuvens já foram inclusive confundidas com OVNIs por causa de seu formato arredondado.

fenomenos-naturais-16

17 – Cavernas de Waitomo, Nova Zelândia

Esse lugar é realmente um dos mais bonitos do mundo. Seu teto é cheio de larvas que brilham no escuro, fazendo as pessoas sentirem que estão sob um céu estrelado.

fenomenos-naturais-17

18 – Morning Glory Cloud

São tipos muito raros de nuvens, em formato de rolo e que ainda não têm uma origem totalmente certa. Alguns teóricos afirmam que essas nuvens se formam quando há choque de ventos em direções contrárias.

fenomenos-naturais-18

19 – Eucalipto Arco-íris

Essa árvore de grande porte chama atenção por sua aparência única e bem colorida. Ela revela suas partes coloridas à medida em que vai se descascando, e ficam nítidas as cores verde, azul, púrpura, laranja e vermelha.

fenomenos-naturais-19

20 – Túnel do Amor, Ucrânia

Certamente esse é um lugar perfeito para as pessoas românticas. É um caminho longo e repleto de árvores, com uma bela paisagem. O local na verdade foi construído para a passagem de trens, fica na cidade de Klevan, a 350 quilômetros de Kiev, capital da Ucrânia, e hoje é um dos passeios preferidos de casais.

fenomenos-naturais-20

21 – Supercélula

Supercélulas, também chamadas de tempestades gigantes, são tempestades isoladas que podem durar várias horas, jorrando enormes quantidades de granizo. Muitas vezes, são responsáveis por tornados e causam muita ventania.

fenomenos-naturais-21

22 – Luzes de Hessdalen, Noruega

Esse fenômeno natural inexplicável é visto na cidade de Holtolen, no centro da Noruega. Luzes estranhas e coloridas aparecem no céu do local e até piscam, deixando os moradores intrigados. Muitos estudiosos tentam entender as causas dessas luzes que aparecem várias vezes por ano, mas até agora não há uma explicação concreta para esse caso.

fenomenos-naturais-22

23 – Postes de Luz

Este fenômeno geralmente ocorre em locais muito frio (-20 graus Celsius ou menos), quando o vento não está soprando muito rápido, e há uma abundância de pequenos cristais de gelo na atmosfera. A luzes que se refletem no céu são as próprias luzes da cidade.

fenomenos-naturais-23

24 – O Grande Buraco Azul, Belize

Esse lugar curioso e muito chamativo, é repleto de espécies marinhas, como peixes e tubarões. Existem várias teorias sobre a formação desse grande buraco, a mais aceita é a de que ele é, na verdade, uma caverna que se formou há muitos anos, quando o nível do mar era bem mais baixo do que nos dias atuais.

fenomenos-naturais-24

Fonte: 1

One comment

  1. linda postagem deu gosto de apreciar e ler cada uma das localidades postadas..valeu a navegação de hoje…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *