9 Curiosos detalhes sobre o funcionamento do nosso cérebro que muitos ignoram

O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso em todos os animais, e possui um funcionamento complexo.

Veja abaixo algumas recentes descobertas relacionadas à maneira como o nosso cérebro funciona influenciando o nosso modo de agir e como ele é influenciado pelos nossos hábitos.

1 – Amor e ódio têm muito em comum

De acordo com a descoberta de cientistas, os sentimentos de amor e ódio se originam em zonas semelhantes do cérebro. Mas, ao contrário do ódio, o amor reduz a atividade das zonas do cérebro responsáveis pela lógica.

2 – A gravidez muda a estrutura do cérebro

Cientistas descobriram que a quantidade de massa cinzenta nas áreas do cérebro em que se origina a empatia diminui em mulheres gestantes.

3 – O excesso de açúcar na dieta afeta a memória e diminui a capacidade de aprendizado

O excesso de açúcar destrói as conexões neuronais do cérebro, fazendo com que o funcionamento do cérebro diminua, e reduza a habilidade de estudar e memorizar informações, assim como o poder de concentração.

4 – O cérebro é sensível à desidratação

Uma perda de líquido, mesmo que pequena, pode afetar o cérebro, reduzindo a concentração, prejudicando a memória e afetando as habilidades cognitivas. Isso por que o cérebro é composto em quase 80% por água.

5 – Falta de sono crônica

Enquanto dormimos, as células do cérebro eliminam os compostos tóxicos que afetam o cérebro. Se dormimos pouco, esses compostos não são eliminados e afetam as células cerebrais. Cientistas americanos realizaram uma pesquisa que demonstra que o déficit de sono pode afetar a memória e provocar até mesmo o Alzheimer.

6 – Amor romântico e amor de mãe são muito parecidos

As relações românticas e maternais são muito parecidas em relação à atividade cerebral. A principal diferença é que, em caso de amor romântico, são ativadas as áreas do cérebro que se relacionam com a excitação sexual. Além disso, o nível de ansiedade e estresse reduzem e a euforia se intensifica. Nas mães, se ativam as áreas responsáveis pela formação do vínculo.

7 – Praticar pinturas melhora a atividade cerebral

A prática de hobbies faz bem não só para o corpo como para a alma, inclusive algumas delas podem deixar o cérebro mais rápido e inteligente. Atividades como pintar e admirar obras de arte melhoram bastante a interação entre as áreas do cérebro e desaceleram o envelhecimento.

8 –  Ler ajuda na atividade cerebral

A ciência já comprovou que ler faz bem para o cérebro. A leitura estimula a memória, expandindo a capacidade cerebral. Durante a leitura são ativadas áreas que permanecem inativas durante a realização de outras atividades.

9 – O estresse prolongado prejudica o cérebro

O estresse é um de nossos maiores inimigos, que causa problemas físicos e emocionais, podendo levar à depressão. O estresse crônico pode encolher o cérebro, desencadear uma mudança química que deixa as pessoas mais irritáveis, resultar em problemas de memória, dificuldade para aprender coisas novas e controlar as emoções. Além disso, uma pessoa com nível de estresse alto se irrita com mais facilidade, se sente angustiada, tensa e mais distraída.

Fonte: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *