10 Fatos que você talvez não saiba sobre o Natal

Neste clima de espírito natalino, todos querendo encontrar a família em um período de paz. Tudo muito bom, um feriado que a grande maioria dos cristãos comemora. Grande maioria? Como assim? Não são todos? A resposta é não. Bem, já que estamos no clima, confira esta e outras curiosidades sobre o natal.

1. Estátua da Liberdade

Estátua da Liberdade

Começando a lista com um presente de natal. Espera um pouco, o que a Estátua da Liberdade tem a ver com o natal? Pois saiba que a Estátua da Liberdade tem tudo a ver! Ela na verdade é um presente de Natal doado pela França aos Estados Unidos. Provavelmente o maior e mais pesado presente de Natal do mundo, com 46,5 metros de altura e 225 toneladas de peso.

2. Krampus

Krampus Monstro do Natal

Já ouviu falar no Krampus? Esta criatura maravilhosa aí na foto é nosso amiguinho Krampus. Este (Krampus) é uma criatura mitológica que acompanha São Nicolau (Papai Noel). Ele se parece com um demônio e é conhecido na Alemanha e Áustria. O objetivo dele? Enquanto Papai Noel dá presentes para as crianças boas, o Krampus avisa e pune as más crianças. Tradicionalmente, rapazes se vestem de Krampus nas duas primeiras semanas de dezembro, no anoitecer de 5 de dezembro vagam pelas ruas assustando crianças e mulheres com correntes e sinos enferrujados. Agora mais um fato interessante, em algumas áreas rurais, a tradição também inclui surras aplicadas pelo Krampus! Especialmente em garotas.

3. Jesus realmente nasceu em 25 de dezembro?

Nascimento de Jesus

Na verdade ninguém sabe. Isto por que a bíblia não especifica a data em que Jesus nasceu. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Mas por quê 25 de dezembro? Bem, isso talvez se dê ao fato de que na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal. Por quê alguns não comemoram o Natal? Bem, sabemos que no mundo inteiro, cerca de 2 bilhões de pessoas comemoram o Natal em 25 de dezembro, ao passo que pelo menos 200 milhões comemoram o nascimento de Jesus Cristo em 7 de janeiro. Mas há milhões de pessoas que decidem não comemorar o Natal. Por quê? Talvez pertençam a uma religião que não faz parte da cristandade, como judaísmo, hinduísmo ou xintoísmo. Outros, como ateus, agnósticos, livres-pensadores ou humanistas seculares, encaram a história do Natal como mito.

4. Qual a origem do Papai Noel?

São Nicolau - Primeiro Papai Noel

Alguns estudiosos dizem que o senhor Noel foi inspirado em um bispo turco (280 d.C.) que se chamava Nicolau. Este bispo era um homem de bom coração que tinha costume em ajudar os pobres. Nicolau foi transformado em santo pela Igreja Católica depois que algumas pessoas atribuíram milagres a ele. Associaram São Nicolau ao Natal na Alemanha e em pouco tempo isto se espalhou pelo mundo inteiro.

5. Qual a origem da roupa do Papai Noel?

Papai Noel - Coca-Cola

Até o final do século 19 o Papai Noel se vestia com uma roupa de inverno marrom ou verde escura. Agora, aos que acham que o Papai Noel tem a roupa vermelha e branca por culpa da Coca-Cola, bem, vocês não estão errados, mas não estão totalmente certos também. Em 1886 um cartunista alemão Thomas Nast criou o Papai Noel com roupas vermelhas e branca e cinto preto. Em 1931 uma campanha publicitária da Coca-Cola aproveitou que as cores eram iguais e mostrou o Papai Noel de Nast. Esta campanha fez um sucesso estrondoso, que ajudou a espalhar a imagem do Papai Noel ao mundo.

6. Qual a origem do Peru de Natal?

Peru de Natal

Em 1518, quando do início do contato entre os índios e espanhóis no processo colonizador do México, F. Cortez tomou conhecimento do peru como ave para alimentação exposta no mercado de Tenochtitlán, capital asteca, trazendo, após, alguns exemplares para a Europa. O peru também vivia em estado selvagem nos bosques do Canadá. Foi ao longo do século XVI que a Europa descobriu essa ave, um pouco estranha, que foi chamada de “galinha da Índia”, pois muita gente ainda confundia a América com as Índias Ocidentais. Os jesuítas a introduziram como prato em seus colégios religiosos. A Inglaterra conheceu a ave em 1525 e rapidamente se tornou o papel principal da ceia de Natal.

7. Origem da Árvore de Natal

Árvores de Natal Origem

Desde 300 a.C. civilizações antigas consideravam as árvores como símbolo divino e de fertilidade. Temos pelo menos duas hipóteses de como surgiu a arvore de Natal, vou deixar elas aqui, caso queiram debater nos comentários, sintam-se a vontade. Nas vésperas do solstício de inverno, os povos pagãos da região dos países bálticos cortavam pinheiros, levavam para seus lares e os enfeitavam de forma muito semelhante ao que faz nas atuais árvores de Natal. Essa tradição passou aos povos Germânicos. A primeira árvore de Natal foi decorada em Riga, na Letónia, em 1510. No início do século XVIII, o monge beneditino São Bonifácio tentou acabar com essa crença pagã que havia na Turíngia, para onde fora comomissionário. Com um machado cortou um pinheiro sagrado que os locais adoravam no alto de um monte. Como teve insucesso na erradicação da crença, decidiu associar o formato triangular do pinheiro à Santíssima Trindade e suas folhas resistentes e perenes à eternidade de Jesus. Nascia aí a Árvore de Natal.

Agora a segunda hipótese. Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia esenciado na floresta.

8. Jingle Bells

Jingle Bells no Espaço

Você sabia? Jingle Bells foi a primeira música cantada no espaço, no dia 16 dezembro de 1965 pelos astronautas da Gemini 6.

9. Bolas Natalinas

Arvore de Natal com Maçãs

As bolas natalinas surgiram para substituir os enfeites mais antigos das árvores, como maçãs e pedras, que eram amarradas nos pinheiros.

10. Qual a origem dos presentes de Natal?

Presentes de Natal

Os presentes se tornaram uma tradição do natal, pois os três reis magos levaram incenso, ouro e mirra para serem oferecidos ao rei dos reis, logo após o seu nascimento.

Fonte: 1

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *