11 Coisas que os cães não suportam que os humanos façam

Criar um cachorro é uma das coisas mais gratificantes que podemos fazer. Eles são amigos, fieis, carinhosos e não tem maldade, retribuindo todos os nossos cuidados com muito amor e companheirismo.

Cuidar de um animal de estimação exige alguns cuidados muito importantes, tempo e dedicação. E é importante saber que nós, humanos, temos hábitos que os cães não gostam, e que acabam deixando esses fofos estressados ou tristes. Devemos mudar esses hábitos o quanto antes, para que a convivência com eles seja a melhor possível. Veja abaixo 11 hábitos que as pessoas têm, e que costumam irritar muito os cachorros.

1 – Usar mais as palavras do que gestos

Os cães não conseguem entender a maioria das coisas que nós falamos. O que eles conseguem compreender mais facilmente é a nossa linguagem corporal. Eles até podem compreender algumas palavras, se estivermos fazendo gestos ao mesmo tempo. Isso é realmente muito importante, principalmente quando eles fazem algo de errado e queremos dar uma bronca. Se não demonstrarmos isso com o corpo e só reclamar, eles nunca vão entender que fizeram algo errado.

coisas-que-os-humanos-fazem-e-que-os-cachorros-odeiam-1

2 – Abraçar seu cão

Nós, seres humanos, adoramos um abraço bem apertado das pessoas que amamos. Mas, ao contrário de nós, a maioria dos cães não gostam nem um pouco disso. Os cachorros, geralmente, encaram abraços como ameaças, eles acham que um abraço é sinônimo de dominação. Mas, é lógico, que toda regra tem sua exceção, e não são todos os cães que sentem isso. Alguns cachorros até toleram ser abraçados – outros ficam muito agressivos e se sentem realmente desconfortáveis com isso.

coisas-que-os-humanos-fazem-e-que-os-cachorros-odeiam-2

3 – Acariciar o rosto

A maioria dos cachorros não gostam muito de receber carinho no rosto, principalmente de estranhos. Assim como nós, eles encaram isso como uma invasão de espaço, e costumam inclinar a cabeça para trás e se afastar quando tentamos acariciar o rosto deles. Outra coisa que eles não gostam é de tapinhas leves na cabeça – isso é realmente irritante e de mau gosto.

4 – Forçar o cachorro a interagir com cães ou pessoas que ele claramente não gosta

Os cães têm seus melhores amigos, algumas pessoas e outros cães que eles costumam se apegar mais. Por outro lado, eles também têm suas inimizades e costumam demonstrar isso claramente. É importante não forçar o seu bichinho a ter um convívio que ele não deseja, por exemplo, levar seu cachorro a uma praça e forçá-lo a brincar com outro cão que ele claramente não gosta. Uma coisa é incentivar cachorros tímidos ou medrosos a ter um convívio social, outra é forçar uma situação que ele não quer.

5 – Ter pressa na hora do passeio

Sim, às vezes, um simples passeio costuma ser irritante, isso por que os cãezinhos costumam parar várias vezes na rua para cheirar as coisas. É fundamental não sair puxando o cachorro sem dar oportunidade para ele explorar os caminhos e sem deixá-lo à vontade para fazer suas necessidades, pois a hora do passeio é um momento importante do dia deles.

coisas-que-os-humanos-fazem-e-que-os-cachorros-odeiam3

6 – Manter a guia curta demais

Ao deixar a guia da coleira curta demais, os cães têm a ideia de que estamos tensos, nervosos. Muitas pessoas têm esse hábito, pois, às vezes, os cães puxam demais a guia na hora do passeio. Mas não é nada bom mantê-la extremamente curta, pois isso acaba deixando os cães com medo, agoniados e desconfortáveis.

7 – Ser estressado demais

O comportamento e a personalidade do dono influencia diretamente na vida do animal. Uma pessoa instável, nervosa e estressada pode deixar o cão agitado, agressivo e com medo, pois eles sentem quando estamos nervosos e são muito sensíveis aos nossos sentimentos. Quanto mais estressado é o dono, mais estressado é o seu cachorro. O melhor que podemos fazer é manter a calma durante situações ruins e procurar não transmitir isso para os nossos bichinhos.

coisas-que-os-humanos-fazem-e-que-os-cachorros-odeiam-4

8 – Tratá-lo como criança

Muitas pessoas tratam seus animais de estimação como bebês. Sim, eles são muito fofos e dá vontade de mimá-los, igual fazemos com as crianças, mas eles simplesmente detestam isso. Sapatinhos, carrinhos de bebê e roupinhas todos os dias, são apenas algumas coisas que os cães não simpatizam e que muitos donos fazem questão. Cachorros precisam ser bem tratados, mas não devem receber o mesmo tratamento que as crianças.

cao vestido

9 – Gritar quando ele late

Latir é a forma que os cachorros têm de expressar suas vontades e seus sentimentos. Muitas vezes é chato ficar ouvindo os latidos dos cães, mas é natural que eles queiram latir, assim como as pessoas precisam falar. É importante ser mais tolerante com os latidos dos cães e não reprimi-los demais.

gritar_cachorro

10 – Não dar atenção

Cães são animais companheiros, que sentem saudade quando passamos o dia todo fora, e é simplesmente muito triste quando o dono chega em casa e não dá o mínimo de atenção para o bichinho. Eles se sentem sozinhos e geralmente são muito apegados às pessoas da casa. Por isso, nunca deixe de fazer carinho e dar atenção ao seu cão.

coisas-que-os-humanos-fazem-e-que-os-cachorros-odeiam-5Não resista a essa carinha. Todos precisam de um mínimo de atenção.

11 – Não fornecer estrutura e regras

Cachorros precisam de regras. Às vezes, nós pensamos que regras deixam a vida dos cães muito chata, mas a realidade é outra. Eles precisam seguir um conjunto de comandos para que possam viver bem. Os cães, desde filhotes, precisam saber que não podem brincar com determinados objetos e que não podem estragar as coisas, por exemplo, evitando assim problemas futuros. A vida deles, bem como a nossa, tem que ser organizada.

Fonte: 1

2 comments

  1. jaaque   •  

    Mas os itens 5 e 6 foram de inspiração daquele tal de César Milani, o Encantador de Cães

  2. Laura   •  

    Hummm adoro cachorros e principalmente abraça-los, mais vi que eles não gostam nada disso kk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *