15 fachadas de Edifícios que irão de deixar de queixo caído

O design nunca foi tão valorizado na nossa sociedade como no final do século XX e início do século XXI. Ele pode ser definitivo entre um projeto bem-sucedido, de outro apenas mediano; graças à cultura dos aparelhos eletrônicos, o design dita funcionalidade e, principalmente, intuitividade.

Nas construções, o desenvolvimento tecnológico em todos os níveis de conhecimento, possibilitou uma expansão da potencialidade da engenharia e arquitetura, possibilitando com que obras magníficas e mesmo impensáveis de se tornarem realidade. As incríveis fachadas a seguir provam isso.

1. Aqua Tower

Localizada em Chicago, essa imensa torre curvilínea imita as ondulações da água e eu, particularmente, ficaria tonto se a olhasse de perto! 😟

fachadas_diferentes7

2. Torres Al Bahar

Localizadas nos Emirados Árabes Unidos, as torres gêmeas foram construídas pensando na questão ambiental e possuem design para suportar a luz do sol intensa e reduzir a energia do uso constante de ar-condicionado.

fachadas_diferentes3

3. Casa 77

Sim, é uma casa de verdade, com pessoas morando e tudo mais. Fica em Portugal e suas marcações foram inspiradas nas marcações antigamente utilizadas para marcar pertences pessoais e de pesca.

fachadas_diferentes5

4. Moradia urbana na cidade de Nova Iorque

A fachada é feita de alumínio e vidro e os elementos vazados são em forma de tijolos, de modo a formar uma composição com as demais casas ao redor.

fachadas1_diferentes17

5. Hotel da Prefeitura

Localizado em Londres, esse hotel ganhou uma ala toda recoberta por uma “manta” em alumínio. Diferente mesmo!

fachadas_diferentes16

6. Biblioteca da Universidade de Helsinki

Cheia de curvas, janelas e detalhes em vidro, essa biblioteca certamente chama a atenção. Difícil mesmo é se concentrar nos estudos num lugar onde há tanto o que se admirar.

fachadas_diferentes10

7. Victoria Center

Trazer um pouco de natureza para o urbano faz este edifício se destacar, enquanto ainda parece elegante e único.

fachadas_diferentes11

8. Instituto de Ciência Molecular La Trobe – LIMS

Localizado na Austrália, é mais um exemplo de como ambientes de estudo podem inspirar criatividade.

fachadas_diferentes12

9. Torre Beekman

A Torre Beekman não só é um dos arranha-céus mais altos do mundo, como é um dos mais altos edifícios residenciais do ocidente. É localizada Nova Iorque.

fachadas_diferentes9

10. Floresta Vertical (Bosco Verticale)

Localizada em Milão, o conjunto residencial é formado por duas torres, sendo a maior com 110 metros de altura. Ao todo, é dito que o número de árvores no complexo chega a 900 exemplares.

fachadas_diferentes8fachadas_diferentes1

11. “Parede enrugada” de um prédio colegial

Essa fachada, no mínimo inusitada, é de um prédio onde funciona um colegial na região de Kufstein, Áustria. Concebida por Johannes Wiesflecker, a fachada fez parte de uma das obras de extensão do local, em 2009.

fachadas_diferentes4

12. Escola de Gramática para Garotas

A escola Brisbane está localizada na Austrália. O prédio de 6 andares abriga classes de artes, música, teatro e tecnologia e o design simboliza as interações sociais do que é ensinado lá dentro com o resto da comunidade.

fachadas_diferentes2

13. McDonalds

Sim, isso tudo é uma lanchonete. Localizada no estado de Georgia, Estados Unidos, o lugar ainda conta com um drive-thru, mas eu acho que é mais interessante comer lá dentro, não?

fachadas_diferentes6

14. Departamento de Saúde de Basco

Localizado no País Basco, Espanha, o local é como um bloco brilhante de metal e vidro, permitindo a entrada da luz natural por todos os ambientes, dando quase uma ilusão de translucidez.

fachadas_diferentes15

15. Pixel

Essa é uma construção ganhadora de vários prêmios e é extremamente amigável ao meio-ambiente. Foi a primeira construção na Austrália a ser livre de carbono.

fachadas_diferentes13

Fonte: 1 e 2

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *