15 Erros que todos devemos evitar na hora de cuidar dos cabelos

Todos nós queremos ter cabelos bonitos e bem tratados. Algumas pessoas inclusive gastam bastante dinheiro com produtos capilares para deixar as madeixas com melhor aparência.

Um passo fundamental para ter cabelos mais saudáveis é parar de cometer alguns erros bem comuns nos cuidados com os fios, que acabam fazendo muito mal para o couro cabeludo. Veja abaixo 15 erros que devemos evitar na hora de cuidar dos cabelos.

1 – Pentear os cabelos excessivamente e com muita força

Tudo em excesso faz mal, principalmente quando se trata de estética. Pentear os cabelos excessivamente ou com força pode fazer os fios ficarem mais frágeis, principalmente se você fizer isso sempre imediatamente após a lavagem. Tenha atenção também com o tipo de pente utilizado – prefira os pentes com dentes mais largos.
erros-nos-cuidados-com-os-cabelos-1

2 – Deixar de hidratar os cabelos

Hidratação é fundamental, pois o cabelo sofre danos diariamente, causados pelo sol, poluição, secador e químicas, por exemplo. Existe uma variedade muito grande de máscaras de hidratação ideais para cada tipo de cabelo, além de bálsamos e outros produtos eficientes. A hidratação não precisa ser feita todos os dias – uma vez por semana já está de bom tamanho.

erros-nos-cuidados-com-os-cabelos-2

3 – Esfregar o cabelo com a toalha

Evite amarrar a toalha em torno da cabeça ou esfregá-la nos fios na hora de secá-los, pois esse hábito é prejudicial aos cabelos, causando a quebra dos mesmos. Seque o cabelo suavemente, e se estiver com pressa, faça isso com uma camiseta de algodão em vez de uma toalha.

erros-nos-cuidados-com-os-cabelos-3

4 – Lavar os cabelos com muita ou pouquíssima frequência

A frequência que devemos lavar os cabelos depende muito de fatores individuais, como o tipo de cabelo de cada pessoa. Para quem tem fios oleosos, por exemplo, é aconselhável lavá-los uma vez a cada 2 dias. Identifique a necessidade de limpeza dos seus fios – não é necessário lavar os cabelos todos os dias, e nem passar vários dias sem lavá-los!

erros-nos-cuidados-com-os-cabelos-4

5 – Uso frequente de produtos modeladores

O uso exagerado de secador de cabelo e chapinha pode fazer os cabelos ficarem secos e quebradiços. Se você costuma usar bastante esses aparelhos, não se esqueça de utilizar um protetor térmico antes, para que o calor deles não faça tanto mal às suas madeixas.

erros-nos-cuidados-com-os-cabelos-5

6 – Utilizar o xampu errado

Utilizar o xampu adequado para o seu tipo de cabelo é de suma importância, afinal, o ele é o produto mais importante na hora de cuidar dos fios. Há produtos para cabelos normais, para cabelos ressecados, grisalhos, oleosos, anti-caspa… de muitas marcas disponíveis, e com certeza, uma delas dará certo com seu tipo de cabelo.

erros-nos-cuidados-com-os-cabelos-6

7 – Hábitos alimentares ruins

Uma alimentação pouco saudável prejudica o corpo todo de uma forma geral, e o couro cabeludo sente as consequências. Muitas pessoas, inclusive, fazem dietas malucas para emagrecer, fazendo com que o corpo perca nutrientes e, em consequência disso, os fios começam a ficar fracos e quebradiços, ocasionando a queda capilar.

erros-nos-cuidados-com-os-cabelos-7

8 – Não cuidar da saúde

Saúde é realmente tudo, e quando ela não está boa, até o cabelo pode ser prejudicado. Não é à toa que a perda e o enfraquecimento dos fios podem ser sinais de doenças graves. O estresse, principalmente, é um vilão para a beleza. Portanto, cuide da saúde do seu corpo e da sua mente, e com certeza terá cabelos mais bonitos e saudáveis.

erros-nos-cuidados-com-os-cabelos-8

9 – Utilizar o secador incorretamente

Utilizar o secador de cabelo incorretamente pode causar danos aos seus cabelos, como ressecamento e perda do brilho. O ideal é sempre utilizar o secador com o bico, que ajuda a direcionar o ar. Evite usar o secador na temperatura máxima e escovar o cabelo com o secador muito próximo aos fios, deixe-o de preferência a 20 centímetros dos cabelos.

erros-nos-cuidados-com-os-cabelos-9

10 – Aplicar o xampu incorretamente

A higienização correta dos cabelos é de suma importância para que eles fiquem bonitos e saudáveis. Dilua, em suas mãos, um pouco de xampu em água e aplique nos fios, principalmente no couro cabeludo, massageando levemente com a polpa dos dedos (aquela parte mais macia próximo à extremidade), sem esfregar com as unhas. Faça a lavagem duas vezes, a primeira para remover o excesso de sujeira e a segunda para limpar profundamente.

erros-nos-cuidados-com-os-cabelos-10

11 – A temperatura errada da água

Muitas pessoas adoram tomar um banho e lavar o cabelo com água muito quente, mas esse é um erro que deve ser evitado ao máximo. A água quente pode deixar os fios ressecados, quebradiços e com frizz. O ideal é lavar os cabelos com água morna, e terminar a lavagem utilizando água fria.

erros-nos-cuidados-com-os-cabelos-11

12 – Nunca usar chapéus

Bonés e chapéus oferecem uma boa proteção contra os raios solares, sendo uma boa ideia utilizá-los quando for se expor muito ao sol. É lógico que esse uso não precisa ser exagerado.

erros-nos-cuidados-com-os-cabelos-12

13 – Deixar de cortar os cabelos

O ideal é cortar o cabelo pelo menos uma vez a cada dois meses. Isso faz com que o visual fique mais renovado, as pontas duplas e ressecadas sejam removidas e os cabelos cresçam com mais força.

erros-nos-cuidados-com-os-cabelos-13

14 – Dormir por cima do cabelo

Dormir por cima do cabelo provoca atrito nos fios, principalmente daquelas pessoas que se mexem muito durante a noite (por isso acordamos com os cabelos tão bagunçados). Faça uma trança folgada antes de dormir. Evite também dormir com o cabelo molhado.

erros-nos-cuidados-com-os-cabelos-14

15 – Não higienizar pentes e escovas de cabelo

Muitas pessoas não se atentam a isso, mas devemos lavar pentes e escovas de cabelo pelo menos uma vez por semana, e substitui-los quando já estão muito gastos.

erros-nos-cuidados-com-os-cabelos-15

Fonte: 1

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *