6 Sinais e símbolos bastante famosos e suas origens

Além do nosso alfabeto, usamos sinais e símbolos diferentes para nos ajudar a expressar ideias e sentimentos. E quando a gente usa determinado sinal ou símbolo, sabemos para que serve, mas não sabemos exatamente o que significa. Já parou para pensar na origem deles? Abaixo temos algumas explicações:

1. Ampersand (&)

Esse símbolo representa a conjunção et, do latim, que significa “e”. A origem dele está na Roma Antiga, com o assistente pessoal de Cícero, Tiro. Para acelerar a escrita, ele inventou um sistema de abreviações, que inclui o &, que é uma espécie de fusão entre as letras de et.

2. Coração

Temos uma crença de que o amor está no coração, mas também sabemos que o formato do coração é bem diferente daquele representado em cartas de amor. E para ele, existem algumas teorias:

  • Em muitas culturas, cisnes representam o amor, lealdade e devoção. E seus pescoços formam aquela figura de coração quando se aproximam;
  • Alguns dizem que esse formato de coração remete às formas do quadril feminino, algo muito valorizado e venerado na Grécia Antiga;
  • A forma de coração também lembra o formato da folha de hera, usada pelos gregos para enfeitar vasos em homenagem a Dionísio, o deus do vinho.

3. Bluetooth

No século X, o rei Harald Blåtand governava a Dinamarca, e ficou famoso por unir as tribos dinamarquesas num único reino. Esse rei gostava muito de mirtilo, uma frutinha de coloração azulada, conhecida como blueberry, e de tanto comê-las seus dentes ficaram manchados de azul. Então, ele era conhecido como Bluetooth (dente azul).

A tecnologia Bluetooth foi nomeada assim em homenagem a ele, já que a maior habilidade dela é unir vários dispositivos numa única rede. O símbolo reúne duas runas escandinavas: Hagall e Bjarkan, sendo que ambas formam as iniciais de Harald  Blåtand.

4. Medicina

O símbolo representa o Bastão de Asclépio, que na mitologia grega é o deus da cura e da medicina. Só que alguns estudiosos sugerem que tudo não passou de um engano.

Os estudos dizem que o bastão de Asclépio não tem asas e tem apenas uma cobra entrelaçada. Já o bastão de Hermes (deus do comércio e das comunicações) tem asas e duas cobras. Então, diante da similaridade dos bastões desses deuses, alguém confundiu e usou o de Hermes para representar a medicina, enquanto o correto seria usar o de Asclépio.

Quanto à cobra, ela representa o renascimento e a fertilidade, já que tem a capacidade de trocar de pele e possui um formato fálico.

5. Liga/Desliga

Esse símbolo pode ser achado em qualquer dispositivo, mas poucos sabem sua origem. Em 1940, engenheiros usaram um sistema binário para representar determinadas funções, sendo que 1 significa ligado e 0 significa desligado. Com o passar do tempo, 1 e 0 foram fundidos numa só imagem para representar o botão liga/desliga.

6. Paz

O símbolo da paz surgiu em 1958, durante os protestos contra as armas nucleares, e é simplesmente é a combinação das letras N e D (Nuclear Disarmament – Desarmamento Nuclear), de acordo com o código semafórico.

Fonte: 1

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *