Vingadores 50 anos – Curiosidades sobre os super-heróis

Em setembro de 1963 chegava às bancas americanas a primeira edição da revista dos Vingadores. Para comemorar os 50 anos do grupo dos principais super-heróis da Marvel, preparamos esta matéria especial com curiosidades sobre a trajetória dos Vingadores nos quadrinhos e no cinema. Confira!

The Avengers nº 1

Em 1960, a DC Comics lançou um grupo de super-heróis que faria história: a Liga da Justiça! Sem querer ficar para trás na disputa com a concorrente, a Marvel Comics encomendou ao trio Stan Lee, Jack Kirby e Dick Ayers que criasse um supergrupo de heróis. Nascia então os Vingadores, que fizeram sua primeira aparição nos quadrinhos já no primeiro exemplar de uma revista própria: The Avengers nº 1, lançada em setembro de 1963.

Entretanto, os Vingadores não foi o único nem o primeiro supergrupo criado pela Marvel para enfrentar a popularidade da Liga da Justiça. Em novembro de 1961 o Quarteto Fantástico chegava aos quadrinhos, enquanto que os X-Men estrearam no mesmo mês dos Vingadores. A diferença é que em ambos os casos os grupos eram formados por heróis novos, enquanto que os Vingadores contava com personagens já estabelecidos junto ao público.

O curioso da capa ao lado é perceber como o visual de alguns heróis era bem diferente do atual. O caso mais explícito é o do Homem de Ferro, que usa uma armadura que lembra a primeira usada por Tony Stark no filme Homem de Ferro. O Hulk mais atarracado e com uma cabeça quadrada, no melhor estilo Frankenstein, também chama a atenção.

A formação original

Se você achava que a formação original dos Vingadores era a mostrada no filme Os Vingadores – The Avengers, está muito enganado! Na verdade os fundadores do supergrupo foram Thor, Homem de Ferro, Homem-Formiga, Vespa e Hulk – e na época eles tinham o visual acima.

Tudo começou quando Loki enviou um pedido de socorro ao seu meio-irmão Thor, sendo que na verdade isto fazia parte de um plano de vingança. Os demais heróis também receberam o pedido e partiram em ajuda, para depois se unirem a Thor e derrotarem Loki. Não demorou muito para que percebessem que o trabalho em conjunto tinha dado certo, o que fez com que fundassem o supergrupo. Coube à Vespa batizá-lo de Vingadores.

A entrada do Capitão América na equipe

Lembra do desfecho de Capitão América: O Primeiro Vingador, quando – atenção, alerta de spoiler! – o Capitão cai com seu avião em pleno Ártico e fica congelado por lá durante décadas? Esta situação também aconteceu nos quadrinhos, mas não foi bem da mesma forma que a mostrada no filme… Nas revistas o Capitão foi encontrado congelado pelos Vingadores na edição nº 4 de seu revista mensal, após o grupo enfrentar Namor, o príncipe submarino. Desde então o Capitão se tornou um símbolo dos Vingadores, apesar de não ter sido um de seus fundadores.

Os heróis que passaram pelo grupo

Ao longo das cinco décadas de existência, mais de 70 super-heróis passaram pelos Vingadores. Entre eles nomes famosos de outros grupos, como Wolverine, Tempestade e Fera dos X-Men, e até mesmo vilões que trocaram de lado, como Venom, Homem-Areia e a Feiticeira Escalate. Isso sem falar em heróis que nunca foram muito de atuar em conjunto, como Homem-Aranha e Demolidor, que também passaram algum tempo junto ao supergrupo.

Os Vingadores da Costa Oeste

Ao longo da história, os Vingadores tiveram diversas subdivisões devido aos mais diversos motivos. Os Vingadores da Costa Oeste foi uma das mais conhecidas, tendo sido fundado pelo Gavião Arqueiro e lançada em outubro de 1984. Como o próprio nome denuncia, tratava-se do grupo de heróis destinados a proteger a costa oeste dos Estados Unidos.

Confira abaixo a lista de quem fez parte do grupo:

– Gavião Arqueiro
– Coisa (do Quarteto Fantástico)
– Homem de Ferro
– Máquina de Combate
– Agente Americano
– Gigante
– Vespa
– Feiticeira Escarlate
– Harpia
– Magnum
– Tigresa
– Tocha Humana I
– Aracne
– Cavaleiro da Lua
– Visão I
– Hank Pym

A queda dos Vingadores

Uma das sagas mais conhecidas do grupo de super-heróis nos quadrinhos foi Vingadores: A Queda. Nela a Feiticeira Escarlate tinha um colapso mental e destruía a mansão dos Vingadores, o que resultou na morte do Gavião Arqueiro, Homem-Formiga e de Visão, seu marido. Com isso, os demais Vingadores debandaram do grupo temporariamente. O problema enfrentado pela Feiticeira Escarlate ainda resultou em outro evento importante dos quadrinhos da Marvel, chamado Dinastia M, no qual o número de mutantes existentes na Terra caiu exponencialmente.

Capitão América x Homem de Ferro

O embate entre os dois principais integrantes dos Vingadores veio a público de forma explícita quando o governo americano queria exigir o registro de todos os super-heróis existentes no planeta, com sua respectiva identidade (que deixaria de ser secreta). Tony Stark, o Homem de Ferro, apoiava o registro, enquanto que Steve Rogers, o Capitão América, era contra. Cada um deles liderou uma facção dos Vingadores que, é claro, entraram em confronto. Esta saga ficou conhecida como Guerra Civil.

Vingadores Sombrios

Dá para acreditar que Norman Osborn, o Duende Verde das histórias do Homem-Aranha, já foi o coordenador dos Vingadores? Quer dizer, foi uma versão do grupo de super-heróis chamada Vingadores Sombrios, que contava com Wolverine, Venom, Gavião Arqueiro, Capitão Marvel, Miss Marvel, Sentinela e Ares. Este grupo nasceu após a S.H.I.E.L.D. ter sido dissolvida e, em seu lugar, nascer uma organização coordenada por… Osborn. É claro que outros super-heróis, entre eles o Homem-Aranha, formaram variações dos Vingadores que confrontavam com os Vingadores Sombrios.

Nos cinemas

Quando resolveu produzir seus próprios filmes, a Marvel tinha um plano grandioso: estabelecer os principais heróis com filmes solo para, depois, reuni-los no primeiro longa-metragem com os Vingadores. Deu certo! Após o sucesso de Homem de Ferro (2008), O Incrível Hulk (2008), Homem de Ferro 2 (2010), Thor (2011) e Capitão América: O Primeiro Vingador (2011), Os Vingadores – The Avengers (2012) veio coroar o plano da Marvel. Não apenas foi o filme mais visto de 2012 como tornou-se a terceira maior bilheteria de todos os tempos, com US$ 1,5 bilhão arrecadados ao redor do planeta. Isto sem falar nos brinquedos, camisas e todo tipo de apetrecho vendido com os personagens, além do próprio fortalecimento da marca em nível mundial.

O que vem por aí

Após Os Vingadores – The Avengers, a Marvel deu início à chamada Fase Dois, ou seja, o arco de filmes interligados cujo ápice será Os Vingadores 2. O primeiro filme desta nova série foi Homem de Ferro 3, já lançado. Os demais programados são Thor: O Mundo Sombrio (1º de novembro de 2013), Capitão América 2 – O Soldado Invernal (11 de abril de 2014), Guardiões da Galáxia (1º de agosto de 2014) e, finalmente, Os Vingadores 2 (1º de maio de 2015). Todos os intérpretes originais dos super-heróis estão confirmados.

Outro filme já agendado para 2015 é Homem-Formiga, mas ele fará parte da Fase Três da Marvel. O estúdio tem ainda agendados dois filmes para 2016 e mais um para 2017, mas até o momento não revelou quais serão os heróis que estrelarão estes novos longa-metragens.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *